dezembro 08, 2015




Imagem retirada de http://www.ricardogauchobio.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/06/ext-2013-aula-24-teste-12-02.png

Você sabe como as próprias células do coração recebem oxigênio e nutrientes?
Leia o texto com atenção

Circulação Coronariana

Enquanto o sistema circulatório está ocupado fornecendo oxigênio e alimentos para todas as células existentes no corpo, não vamos esquecer que o coração, que trabalha mais arduamente do que todos os órgãos, precisa de alimento também. A circulação coronariana refere-se a movimentação de sangue através dos tecidos do coração. O movimento de sangue pelo tecido cardíaco é apenas uma parte de todo o sistema circulatório.

Na figura abaixo pode-se observar as artérias e veias que circundam o coração
As células do coração recebem sangue arterial das artérias coronárias, que são as primeiras ramificações da aorta, contornando o coração como uma coroa (daí a sua denominação). Estas artérias voltam para o coração, dividindo-se em vasos cada vez menores que penetram fundo no músculo do coração. Todos esses vasos estão interligados. Se há problemas com suprimento numa rota, há chance que o sangue siga por outro caminho. Tudo que as células do coração devolvem é lançado no sistema de veias coronárias azuis que drenam o sangue de volta para o lado direito do coração. 

(texto retirado de http://www.inf.ufsc.br/~barreto/Projetos/Luciana/aplicativo/cirCoron.html - acesso em 04/01/16)

0 comentários:

Postar um comentário