dezembro 10, 2015


Fonte da imagem: http://www.ejerciciosconpesas.es/articulos/como-tomar-el-pulso-para-medir-la-intensidad/ 


A nossa pulsação pode ser medida facilmente em algumas partes específicas do corpo, com no pulso ou no pescoço. Nessa atividade, você medirá a pulsação de um colega e depois ele irá medir a sua!


Parte 1: como "pegar o pulso"?


Coloque a mão de seu colega na mesa, ou em seu colo, com a palma da mão para cima. Com os dedo indicador e médio, acompanhe o contorno do polegar até o pulso, en uma região entre dois ossos, igual a figura acima. Ao pressionar um pouco o braço do colega, você sentira a pulsação dele na ponta dos dedos.


Parte 2: medindo a pulsação do colega.


Conte a pulsação de seu colega durante 20 segundos. Evite conversar ou se mexer durante esse momento, para que não atrapalhe a contagem. Multiplique esse valor por 3, para obter o valor da frequência cardíaca por minuto e anote no caderno.

Peça para o colega fazer 1 minuto de atividade física na sala (correr sem sair do lugar, pular, fazer flexões, etc) e, em seguida, meça a pulsação dele novamente, durante 20 segundos. Troque de lugar com seu colega para que ele meça a sua pulsação.

Depois, complete o quadro abaixo no seu caderno:


Após essa atividade, copie e respondas as questões no caderno: 

  1. Quantas vezes o coração de seu colega pulsou por minuto quando ele estava em repouso?
  2. Quantas vezes o coração do seu colega pulsou após o exercício físico?
  3. Compare seus dados com a do pessoal da sua turma e responda: qual o número médio de batidas do coração por minuto, em repouso, das pessoas da sala?
  4. Além de exercícios físicos, que outros fatores podem produzir o aumento da frequência de batimentos cardíacos?


0 comentários:

Postar um comentário